2005-12-27 [domingo]
19:18h
boa tarde!
tenho um outro post escrito pela metade armazenado aqui, ams não creio que vá ter condição de completá-lo e publicá-lo hoje ainda.
então vamos às novidades:
as baterias das quatro músicas do novo cd do 3a1 estão gravadas! êêê :]
para que isso acontecesse, vejam onde estivemos hoje das 10 da manhã às 6 da tarde:

...quer dizer, nós não; quem esteve confinado aí a maior parte desse tempo - sozinho com a bateria, vários microfones e... o clique - foi o Camiloto, é claro.
o resto de nós, estávamos mais o Erik (será que a grafia é esta?) na sala da técnica, ao lado, de onde podíamos ter uma visão parecida com essa, pelo vidro do áquario (que é como se gente chama, com muita propriedade, aliás, essa parte interna do estúdio).
a programação de hoje foi (bem) cumprida por nós tresaúnicos, com certeza em grande parte graças ao grande trabalho do Erik, um cara muito maneiro, e ao clima de buena onda que impera lá no estúdio que é dele e de seus camaradas, o Vila Musical.
além de, é claro, o empenho na preparação prévia, e o desempenho de Camiloto e seus hoje coadjuvantes de luxo - Dimitri BR/eu, Silvia, Chirol, Puga - e Aron que deu a graça de seu ar por lá.
pra quem não sabe, funciona mais ou menos assim: a tarefa do pessoal de fora do aquário é gravar uma guia - ou seja, uma versão da música bem certinha no tempo do clique (ah, o clique! amado, odiado clique :) , bem certinha em todas as convenções e etc., sem muita firula.
daí a gente não precisa mais tocar, e é a vez do cara dentro do aquário (o Camiloto) ouvir aquilo - mais o clique, sempre ele! - num fone de ouvido, e tocar como se fossemos nós, e tentar não sair do tempo, mas também não parecer preso.
se acaso parecer difícil, é porque é mesmo :]
mas, como tudo nesta vida, tocar com o metrônomo também fica mais fácil com a prática; e por isso fizemos 3 ensaios - de 3, 4 e 2 horas, na seqüência - direto com o clique, desde a semana passada.
foi bom pra que o Camiloto se ambientasse e acostumasse, mas não só ele - embora ele dependa mais do clique, por ser o primeiro a gravar, já que os demais elementos vão sendo acrescentados sucessivamente sobre o que ele gravar;
aliás, por isso mesmo é tão importante que a bateria fique certinha.
graças à preparação, o resultado pareceu bastante bom (digo "pareceu" por excesso de zêlo, talvez, por só termos ouvido os takes lá mesmo no estúdio).
digamos que o Camiloto deu de 3a1 no clique :P
o trabalho da galera de fora, assim como o do próprio baterista, não se resume a tocar: a gente tem de ouvir meticulosamente o que vai sendo tocado, detectar os pontos problemáticos, debater soluções, sugerir técnicas diferentes (mudar o som do clique, dobrá-lo, retirar instrumentos da guia, gravar por partes, etc.).
a simples (?) preparação da bateria, antes do início das gravações, dura mais de uma hora.
e depois de tudo gravado é preciso ouvir, avaliar, remendar (ah, as maravilhas do mundo digital :) , escolher versões ou trechos - tudo isso e mais uma porção de pequenas coisas, sempre um tanto subjetivas, e contando apenas com nossos ouvidos, percepção, sensatez e gosto.
e isso de 6 pessoas, pelo menos - nós 5 mais o (grande!) Erik.
basta ver que só hoje foram 6 horas para gravar as baterias de 4 músicas - cujo tempo somado não deve chegar a 20 minutos.
pode parecer muito, mas é uma proporção bem normal. foi até rápido, para certos padrões de estúdio... (já vi sessões dessa mesma duração não resultarem em nada. simplesmente desperdício de tempo que no estúdio, equivale a uma quantidade nada desprezível de recursos financeiros).
...por isso, é com prazer que comunico o cumprimento da primeira etapa das gravações ("primeira" nada, né, que teve muuuita preparação prévia)!
e amanhã? amanhã, é claro, tem mais.
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beijos paratodos
em especial para os tresaúnicos
e os vilamusicanos
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...e que delícia chegar em casa e ouvir seu - alô? :]
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e agora tenho de ir, vou ali ver o Harry Potter :] com Bel e Tânia.
tchau!
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