Pluft!


Conheci a Maria Clara Machado e ela era uma velhinha supimpa e arretada.

vou contar uma historinha exemplar, um dos primeiros contatos que tive com ela:

todo ano uma galera dormia (talvez hoje a política do medo as impeça de fazê-lo) na porta de seu teatro-escola, o famoso e espetacular Tablado, na esperança de obter uma vaga nos cursos livres de interpretação que tantos bons (e alguns maus, é verdade) atores já pôs no mundo.

pois bem: eis que, na manhã do dia das inscrições, bem cedo, quando a algazarra adolescente tentava, ainda sonolenta, se converter em fila - a qual fazia facilmente a curva no quarteirão - vem chegando D. Maria Clara, a dona mesmo do negócio, criadora daquele (realmente incrível!) espaço, espaço que era razão de todo o alvoroço.

assim que se depara com a fila, ainda de longe, ela já começa a gesticular e vociferar, irritadíssima:

- vocês estão loucos! voltem pras suas casas! não tem vaga, não, vão embora! vocês são loucos!

genial, a Maria Clara.

...e Pluft!

3 comentários:

Dimitri BR disse...

sabe como se diz Pluft em Alemão?

http://www.pluft-kommt.de/02-die-Figuren.htm

Anônimo disse...

estimado dimitri,

minha avó foi amiga de vida inteira da maria clara. as duas eram escoteiras, imagine só.

agora veja você, como era para mim, ter essa figura frequentando a casa em festinhas familiares...

eu era louca por ela. e louca por teatro. tanto que cheguei a fazer o pluft na escola. mas mesmo assim, e mesmo com toda insistência da minha avó, ela nunca me aceitou como sua pupila no tablado.

sábia mulher. já prevendo o desastre que seria, tratou de me desencorajar dos palcos. devo muito a esta mulher. evitou uma tragédia.

saudações, srta. mirliton.

Anônimo disse...

sei que em russo é plvvt.