macumba pra turista

Brasil-Rio
2005-11-8
6 da manhã [horário atípico, visto que eu não estou ainda acordado, eu acordei]

macumba 1 - brazilian jazz

Graziela foi parar no último sábado (não por idéia dela, ela ressalta) num suposto show de brazilian jazz em Frankfurt.

depois de ela ter me descrito o show, começo a pensar que a Flávia e a Simone têm razão de sugerir que eu vá tocar na Alemanha :]

os caras anunciaram que tocariam "bossa-nova samba axé chorinho forró AND músicas próprias", tudo isso num... "tributo ao Hermeto Paschoal"!??

acho que eles tocam mesmo é o samba do crioulo doido.

---

no dia anterior ao show, um dos muitos gringos da Babel onde Graziela estuda (tem umas 30 pessoas no instituto, e umas 15 nacionalidades!) foi perguntar pra ela o que seria "brazilian jazz".


resposta da Graziela: a gente não tem isso no Brasil não, meu filho; isso é macumba pra turista!

...bem, não foi exatamente assim, mas a idéia era essa.

---

no entanto, fui anteontem à Cobal, encontrar Silvia, Carol e Thiago, e eis que me deparo com o cartaz abaixo:


ih, Graziela, melhor não deixar que seu colega veja isto: ele vai achar que você o estava enganando!...

:]

---

macumba 2 - Caetano, O Pensador Tropical

artigos escritos nos últimos 40 e tantos anos por Caetano Veloso foram reunidos no recém lançado livro "O mundo não é chato".

ele deu entrevista a respeito ao Globo, falando de sua crença na "superação latina", e no grandioso destino brasileiro - determinado exclusivamente pela vontade de quem tal vontade tem, etc. muito interessante.

...no entanto, passando aqui em casa para um chá, Caê abriu seu coração e confessou:

"eu quéria mesmo era escrever como esse menino, o J.M. Coetzee!"

2 comentários:

Anônimo disse...

é problemático dizer que eu não entendi sua piada/citacão/seilaoquê a respeito do Caetano? ou você me perdoa?

beijinhos!

Dimitri BR disse...

não teria como ser problemático, gatinha:

se piada fosse, dependeria da citação; e citação não se entende: se conhece ou desconhece, se pega ou não se pega.

e seilaoquê... nunseiquelá - mas não tem problema algum, isso eu sei.

---

o Coetzee é o autor desse livro aí na mão do Caetano/Dimitri.

o Mantovani me emprestou e estou lendo ele agora; se chama "Juventude", e é muito bom, fazia tempo que eu não gostava tanto de um livro que não fosse teórico (isto é, tirando o Buda, que já é hit :)

pronto, está esclarecido!

...beeijo.