metapost

havia um clamor surdo em minha caixa de correio. cheio de nuances, ele por vezes assumia um tom exasperado, por outras, encorajador; às vezes era incisivo, às vezes polido... mas a mensagem final no fundo era a mesma:

aí, maluco, atualiza o blog!

pois bem, agora que aqui estamos - eu, você(s) e esta atualização - aproveito pra me pronunciar a respeito:

houve mais de um motivo pra que eu demorasse a postar aqui:

o mais primordial era que nunca foi meu propósito ficar postando todo dia, mesmo. como já disse, este blog não é pra intimidades intimíssimas, não passa nem perto de um querdio diário.

só que eu mudei um tanto de idéia. acontece que eu descobri no blog esse aspecto de conversa, fiquei feliz de ser cobrado que eu escrevesse, e com as trocas de idéias proporcionadas pelo humdeabril (isto é um metalink :] )

---

assim sendo, resolvi postar com maior freqüência aqui, não apenas quando tiver escrito um artigo mais elaborado, e avisar eventualmente da publicação, quando achar necesário - ao invés de a cada post, como estive fazendo enquanto pretendia escrever mais esporadicamente.

portanto, façam como a jovem assistente editorial e atleta paulistana Lucila, e adicionem logo o humdeabril aos seus sites favoritos.

---

outro motivo era um impedimento de ordem técnica, e estou muito feliz que ele tenha sido superado: até há duas semanas, eu não tinha um computador! desde 1998, qdo fui a sp levando meu 386 e este pifou, que não tinha um pc meu.

aproveito para agradecer sinceramente a todos cujos pcs abrigaram, ao longo desses anos, meus textos de ficção e não-ficção, minhas músicas e cifras, e minha coleção de nus-artísticos-para-fins-de-pesquisa:

obrigado a Tiago Saboga, Eduardo Henrique Ferreira da Silva (vulgo Duique), Silvia, Marina (a pessoa mais feliz com meu novo pc), bem como aos hospedeiros temporários de arquivos, como Lucila, Graziela, Mantovani, Aurélio, Hofty... muito obrigado mesmo a todos vocês - e se precisarem de alguns giga emprestados, é só chegar.

---

mas falei em metapost e ainda não tratei a fundo do aspecto conteudístico do blog. na verdade, 'o que fazer em um blog' era assunto mais ou menos programado pra um dos tais 'artigos' a que me referi acima, e resolvi antecipá-lo pra explicar minha decisão de postar mais.

...e também para comentar um email que nem era endereçado a mim, mas ao Mantovani, e acabou chegando a mim e sendo mais um fator a influir na antecipação deste assunto.

acontece que cinco vib.. amigos meus - a saber, Marina Pontieri, Lucila, Mia, Mantovani e Valentina - acabam de inaugurar um blog conjunto, o devo dizer, e o Mantovani enviou um email anunciando tão auspicioso evento.

pois bem, um mané aí respondeu ao anúncio repreendendo o Mantovani por ter um blog, esculachando não o devo dizer em particular, mas blogs em geral, dizendo coisas como 'blog é coisa de garoto imbecil', ou ainda ameaçando não repassar trabalhos pro Manti por ele manter uma coisa queima-filme como um blog!

a exclamação [!] aí acima (eu costumo ser parcimonioso com pontuação) já indica a minha irritação com tamanha baboseira.

um blog não é uma coisa estúpida. nem é uma coisa intrinsecamente legal. um blog é um blog. um blog é um meio prático de se escrever textos e divulgá-los em escala mundial (não é retórica isso, pode-se ler este e outros blogs instantaneamente, em quase qualquer pc com net do mundo).

um blog não é coisa de garoto imbecil; um blog é simples o bastante pra ser utilizado até mesmo por garotos imbecis.

e aí vem o cara dizer pro Mantovani (que, como o queixoso mesmo afirmou, 'não é garoto nem imbecil') NÃO fazer um blog.

ah não; deixa isso só pros garotos imbecis. realmente, seria uma maneira esdrúxula de comprovar sua tese.

eu, que mesmo sem nunca ter pegado ninguém via rede (ok, arranjei dois blind dates, mas não deram em nada), me torno cada vez mais um defensor da internet, acredito serem os blogs uma das ferramentas mais interessantes de que a mesma dispõe atualmente.

o amigo queixoso não se tocou, mas o blog é uma ferramenta calcada no texto. a praticidade dos editores de blog permite que, a cada dia, milhões de pessoas exercitem seu trato com o texto, divulguem em texto idéias próprias ou não, mas idéias em que acreditam, tendo por critério último seu próprio julgamento e nada mais.

a maior parte do que se produz em tv, em música, a maior parte dos filmes é ruim; mas um veículo não é ruim em si. - especialmente se o acesso a ele é facultado a um número expressivo de pessoas

o avanço tecnológico, tão nefasto em seu direcionamento geral, tem no entanto fornecido a muitas pessoas - e a nós inclusive - meios para produzir músicas, filmes, publicações (virtuais ou em papel), a ponto de forçar alterações nos modelos de produção tradicionais de informação, bem como nos nossos hábitos de obtenção de informações.

o que eu só agora posso fazer em música, gravando em casa, e a Luisa Pitanga pode fazer gravando e editando um documentário em vídeo digital, a internet já nasceu permitindo ao usuário: dominar os meios de produção num grau semelhante ao das grandes empresas da área.

os jornais impressos e telejornais do Brasil têm, em sua maioria, comprometimentos nefastos, ou são simplesmente ruins. os blogs podem ser imbecis em sua maioria, mas mesmo nisso eles têm uma vantagem inegável:

só lê um blog quem quer. se o blog for legal, você comenta com seus amigos, adiciona aos favoritos; se não te interessar, você não é obrigado a assistir aquele canal, nem vai tocar o bloguinho pocotó em cada boteco de esquina - até mesmo porque há milhões de blogs, muito mais do que jamais vão existir canais de tv.

nosso queixoso deveria ser mais ponderado, e pedir ao Mantovani e às meninas que POR FAVOR escrevam um blog; ou simplesmente não voltar mais lá.

ou, melhor ainda, publicar seu próprio blog.

pra alguém que nem sabe usar email direito - visto que enviou pra todo mundo uma resposta que era só pro Mantovani - , fazer um blog seria até mesmo uma experiência didática...

---

além dos blogs amigos e da página dos Hermanos, encontra-se na sessão de links do humdeabril, desde o primeiro post, um bom exemplo de como a Internet pode agir a favor da disseminação de informações e ideologias excluídas da mídia impressa/radio-televisiva: o site da mídia independente, organização de alcance mundial empenhada em divulgar versões e fatos omitidos pela imprensa 'oficial', bem como a agenda de movimentos populares ao redor do mundo.

----

pra terminar, lembrei ainda de uma notícia que me impressionou bastante: pouco após a destruição das torres gêmeas, o cartunista Art Spielgman (conhecido por sua excelente leitura da 2a Guerra Mundial, ´MAUS´) demitiu-se do jornal norte-americano em que trabalhava, por ter suas charges sobre o episódio vetadas pelo conselho editorial.

numa entrevista a respeito de sua decisão - que li num site independente sobre quadrinhos - Spielgman declarava: 'vocês não tem idéia de quanto a imprensa norte-americana está comprometida com o governo e as grandes corporações; hoje em dia, se não fosse a internet, até mesmo a minha visão do mundo seria reacionária.'

Nenhum comentário: