escambo de livros na bienal

estante virtual, livro real
eu já gostava da estante virtual - site que, com a simplicidade das idéias geniais, reúne o catálogo de milhares de sebos ao redor do Brasil, e os disponibiliza de forma organizada e com uma ferramenta de busca eficiente (não perfeita, mas muito eficiente e versátil).

escambo na bienal
eis que hoje recebo a newsletter da estante, que informa de sua participação na próxima bienal do livro. um parágrafo chamou minha atenção:


"Ofereceremos um serviço totalmente inédito nas Bienais: a troca de livros. Como funciona? Leve para a Bienal um livro que você já leu e troque no nosso stand por qualquer livro da estante gigante. Simples assim, 1 por 1*. E ao final do evento, os livros que estiverem no stand serão doados para estimular a leitura em alguma instituição ou comunidade que os próprios visitantes do stand vão indicar."

legal, né? eu achei.

dando uma idéia
algum descrente de plantão pode argumentar que "não vai ter nada que preste" na xepa literária; pode até ser.
mas quantas idéias- no sentido abrangente, de ideologia - estão embutidas nessa proposta tão simples?

por exemplo, a de que o que não presta pra um pode sempre prestar para outro. que livros devem ser lidos. que trocar/doar é melhor que comprar/vender. entre outras.e antes de todas, com certeza, a de que poucos objetos são tão potentes quanto um livro. sobretudo uma vez aberto.

por essas e outras simpatizei com a idéia e, caso vá à bienal (pretendo ir), levarei um ou dois livros para tentar exercitar o desapego e a intrepidez no troca-troca literário da estante.

quem vamos?
aliás e a propósito: sei que há quem desgoste da própria bienal (mesmo, ou sobretudo entre os amantes de livros).

quanto a mim, talvez por uma nostalgia dos tempos de criança-leitor, conservo um deleite bobo e inocente que me acomete só por estar cercado de tantos livros e de tantas pessoas mobilizadas - nos mais diversos níveis - em função desse objeto-ícone, desse totem de papel e tinta (ih, se empolgou).

MAS como sei que nem todo mundo compartilha dessa minha visão (algo ingênua, consinto), aproveito pra perguntar: o que vocês acham da bienal? quem mais pretende ir lá, a trabalho ou como visitante?

4 comentários:

bloke in blue disse...

caro Dimi, antes de mais nada excelente a noite de ontem.

Muito boa a ideia, pode me chamar que eu vou. :)

Bjs.

Lucas disse...

A Bienal de PE? Eu vou! Gosto de ir porque adoro livros, embora eu ache que muita coisa lá é cara demais. Mas eu fui a todos os anos desde que estou aqui em Recife, e vou continuar indo enquanto der, hehehe.

Gostei da dica da troca de livros! Tenho vários aqui que não leio e não sei o que fazer com eles. Quem sabe não consigo algum legal em troca? Se não conseguir também, ok, deixo pras pessoas lerem. Melhor do que ficar aqui na estante juntando poeira...

Dimitri BR disse...

opa, caro Lusca, grato pela visita, mas eu me refiro a Bienal do Livro que está acontencendo aqui no Rio-RJ. abraço!

Rod mate, de fato foi apoteótico nosso reencontro! só me lembre de NÃO responder automaticamente que sim toda vez que você perguntar "quer refil?"! =P bjs.

Rafael Mantovani disse...

eu adoro a bienal, se estivesse aí eu ia!

bjo e saudade