decifre o código

o manual do espião foi uma pequena febre para mim e meu círculo de amigos, aos 7-8 anos de idade. o manual do detetive também, embora nossa preferência pelo primeiro, ainda que talvez injusta, fosse evidente (e facilmente explicável: é muito mais legal ser espião que detetive, né?).

com capítulos tratando de assuntos variados e instigantes - "como seguir suspeitos", "por que usar disfarces", "aprenda a observar", "ver sem ser visto" e afins - esses dois livrinhos eram excelente alimento para nossas brincadeiras de crianças da guerra fria.

---

o poema abaixo eu escrevi ontem. mas só porque, há mais de duas décadas atrás, o pequeno dimitri disputava, semana após semana, o empréstimo do manual do espião na biblioteca do clube, após a aula de natação, com um rival então desconhecido - que era, anos depois descobrimos, o tiago saboga.

leia, portanto, tendo isso em mente...

[será mesmo que a vida sem mistério não teria tanta graça?]

---

mensagem secreta

meu coração
está gelado
não é de hoje
sente esta falta
ausência dura
gesto vazio
espera vã
mistério não há

segredo nenhum
esconde esse medo
carta que não chega
registro apagado
enigma sabido
tediosa clareza
anêmica verdade

---

[e aí, decifrou? =]

6 comentários:

Rafael Mantovani disse...

decifrei: o seu poema diz nas entrelinhas: "sou muito nerd e se você não gosta o problema é seu".

Dimitri BR disse...

ah manti mas você adivinhar não vale seu nerd

Graziela Grise disse...

ih, essa tecnologia de criptografia está bem ultrapassada, né?

:-P

Beijos!

Dimitri BR disse...

geek parade :D

Unknown disse...

Eu descobri que esse poema é um Acróstico ou seja se vc juntar a primeira letra de cada palavra vai descobri que esta escrito MENSAGEM SECRETA
Eu tenho o livro Manual do Detetive vc sabe me dizer onde encontro o Manual do Espião???

Dimitri BR disse...

muito bem, caro marcos! está se vendo que você estudou bem o manual do detetive. ;]

infelizmente, não tenho nenhum dos dois livros; adoraria ter o do espião, especialmente. se você achar dois, me avise! :] valeu!

PS: ah, caso te interesse, tem como comprar os originais em inglês:

http://www.usborne.com/catalogue/catalogue.aspx?cat=1&area=AB&subcat=ABAC&id=2450