Paulo José não vai ao banheiro

"a narração onírica (...)  a imaginação que, liberada do contole da razão, do cuidado com a verossimilhança, entra nas paisagens inacessíveis à reflexão racional."

essa definição foi extraída de "A Arte do Romance", do Milan Kundera, que eu vinha lendo avidamente até há algumas semanas (sigo encantado pelo livro; só fiz uma pausa por falta de tempo e pra respirar lendo uma ficçãozinha).

---

só que esqueceram de avisar meus sonhos. neles, a verossimilhança se imiscui o tempo todo, apontando os menores deslizes, censurando qualquer distanciamento, se não do Real, ao menos de um certo Realismo intrínseco.

por mais estapafúrdios que sejam os enredos (e eles freqüentemente o são), parece que, mesmo dormindo, minha mente não consegue se libertar da verossimilhança.  

---

exemplifico:

sonho de ontem. um ator brasileiro, de barba branca - possivelmente o Paulo José - conduz um figurão estrangeiro da indústria cinematográfica, mais idoso e também de barbas brancas, em um tour pelos escritórios do Festival do Rio.

"- So, Mr. X., here we have the..., and the..."

[note que o diálogo se dava em Inglês - primeiro indício da "caretice" dos meus sonhos.]

o figurão gringo (não faço idéia de quem fosse) acompanha a exposição com interesse moderado e vez por outra assente polidamente.

a certa altura, Paulo José vira pro cara e diz:

"- Please excuse me for a moment, X., cause i've got to take a leak."

e se prepara pra sair pelo lado esquerdo da tela do sonho. mas é impedido pelo figurão hollywoodiano:

"- No, Paulo, you do not have to 'take a leak' - cause you are a DREAM character, and therefore you have no such needs. so please, stay right where your are, and let's continue the tour!"

---

!!!

por obséquio, caros leitores (em especial aqueles com alguma formação psiquiátrica e/ou de outra natureza esotérica): já viram algo parecido? será grave meu caso? terá cura??

eu não faço idéia; deixo aos caros amigos e visitantes a tarefa de interpretar essa pitoresca forma de operar dos meus sonhos. 

---

EM TEMPO: talvez tenha havido uma inversão; esqueceram de avisar à minha realidade desperta que ela sim deveria manter um mínimo de coerência e encadeamento lógico.

meu dia de ontem foi tão bizarro e povoado por sucessivos eventos surreais, que essa tese me parece bastante plausível... :-|

---

abraços paratodos. e atenção: VOU DORMiiiiiR! :-D

2 comentários:

ana k. disse...

dimi,
hahahahaha!
olha, comigo acontece alguma coisa parecida. eu tenho pesadelos sentimentais que sempre me massacram emocionalmente a noite toda e, em algum momento destes sonhos , eu penso, isso é apenas um sonho, não preciso sofrer tudo isso e então, acordo ou mudo de sonho. quem me dera ter esta lucidez na realidade!
e convenhamos, seu sonho é bastante surreal!
inda bem que o pinel é pertinho!
bjs!

Dimitri BR disse...

xi, é surreal, é? temo que talvez o problema esteja então nos meus parâmetros... :P