pular corda é isso aí

pular corda é isso aí - uma fábula capitalista

OU

de como ELES estão sempre tentando nos dizer o que fazer
(ou o que pensar)


---

CENA 1:


algum dia da semana passada ou retrasada. está passando na sessão da tarde global um filme tipo "teen Disney" (pode ser até que fosse mesmo do estúdio do famigerado ratinho reacionário de voz aguda), na linha do (também famigerado) "high school musical".

os personagens são jovens negros e estilosos, que vivem num bairro pobre e feliz como (só) há nas metrópoles norte-americanas.

o personagem principal - há que haver um starring role - é um promissor aspirante a boxeador. ele usa cabelo black power e é suuuper legal.

ele tem um rolo muito inocente (no nicho "high school musical" não pode aparecer nem beijinho na boca; mas nos clipes das atrizes-cantoras do elenco rola aquela mesma baixaria esquema britney de sempre) com uma menina que integra um grupo de... puladoras de corda artística.

[alguém já tinha ouvido falar nisso? pois é: mas vamos ouvir falar MUITO nos próximos meses. sobretudo quem tem filhos. mas logo chegamos a esse ponto.]

as meninas estão prestes a participar de uma competição de pular-corda-artísitca-em-grupos (claro, nos EUA tudo tem sua competição, com eliminatórias regionais levando à final nacional, cobertura televisiva, etc., etc.). só que uma das integrantes do grupo - coincidentemente a pior, mais chata e mais feia - larga a trupe e deixa as (ex-)amigas na mão.

aí vocês já viram: depois de profundos dilemas - "pular corda não é coisa de homem", "meu pai sempre sonhou que eu lutasse boxe", etc. - o nosso herói (claro que é um herói) boxeador supera traumas e preconceitos, entra como quarto elemento na equipe de pular corda (sic) das meninas - que então vence a disputa regional, a estadual, a nacional, etc.

[o que tem isso? calma, bravo leitor! passemos à...]

---

CENA 2:


anteontem. está passando "malhação". na aula de educação física, todos aguardam a professora, invulgarmente atrasada.

eis que chega afinal a mestra, acompanhada... de um grupo de jovens negros, estilosos e felizes.

"hoje", anuncia a professora, "vamos fazer uma coisa diferente: pular corda!"

"pular corda?!", espantam-se os alunos (como só o elenco de malhação é capaz.)

"siiim", responde a professora, enfática. "e essa galera aqui é um grupo de puladores de corda profissional. eles vão mostrar pra gente como pular corda é super cool e o melhor exercício do mundo para o corpo, a mente, a alma e mais."

segue-se um animado clipe com o elenco de malhação e os alegres saltadores afrodescententes se divertindo e exercitando como nunca e executando manobras radicais com essa incrível, revolucionária invenção: a corda de pular.

[qual a real relação entre as duas cenas? para descobrir, basta lermos a parte final, a...]

---

CENA 3:


anteontem. intervalo de "malhação". passa um anúncio da infame água negra do capitalismo - popularmente conhecida como coca, coke, zero-cola, e afins.

o anúncio é um clipe com jovens estilosos e felizes, que executam manobras radicais ao som de uma música animada, enquanto vai sendo passado o seguinte recado: "você tem que entrar nessa! não fique de fora! troque já duzentas tampinhas e mais 40 reais pela exclusivaaa... corda de pular da coca-cola!!"

---

EPÍLOGO


pooois é, caros amigos.

lembram dos iô-iôs vermelho-e-brancos? das mini-garrafinhas?

mas sobretudo dos iô-iôs. porque lembro bem de um show de jogadores-de-iô-iô-artístico-profissional-competitivo, numa das ondas dessa promoção (promoção, no sentido de "promover", bem entendido.)

---

AMORAL (SIC)DA HISTÓRIA


nada é por acaso no universo do capitalismo.

...é por isso que eu digo: set default as no.

na dúvida, recuse.

ou logo vai estar pulando por aí. (papais, preparem os bolsos, tsc...)

---

e antes que esse texto escrito com sono e descuido fique mais jabor que já está (!), peço ajuda ao Quino (gênio! criador da Mafalda, mas que tem outros milhares de cartuns menos conhecidos, como o exemplar abaixo) e ao über-nerd que faz os quadrinhos xkcd (danke, Graziela! :) .

beijos paratodos!

---


"compre já o seu"


"ouvi falar que tal coisa é boa"

2 comentários:

Graziela Grise disse...

Compre já o seu, também!

Beijo!

Rafael Mantovani disse...

Dimi, você esqueceu de dar mais detalhes sobre essa super promoção tão divertida da Coca-Cola que, pelo que entendi, seu post pretende divulgar.

Acho formidável que os meios artísticos estão em sintonia com o momento e captaram espontaneamente que PULAR CORDA É A NOVA MODA.

Vou já beber várias cocas pra guardar as tampinhas, afinal não quero ficar de fora dessa atividade saudável e divertida que é pular corda. Inclusive eu tinha um pocuo de receio de aderir à nova onda por ser homem, mas felizmente o disney channel veio para mostrar que ninguém precisa ficar de fora da brincadeira do momento só pelo medo de ser zoado de bicha.

Obrigado pelo post e cuidado pois a promoção é por tempo limitado, não marque bobeira.

corda: está todo mundo pulando

bjos